Até o próximo Minas Fogão e Viola

Pessoal, o festival foi uma "incelente maravia", e estamos todos com a sensação de dever cumprido, pois atingimos nossos objetivos: boa musica e boa comida.
Confiram algumas imagens desta grande festa da cultura mineira.

Itamonte - Capital da Viola Caipira

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Release Chico Lobo


O violeiro Chico Lobo - dono de uma presença de palco forte e cativante no Brasil e exterior –, conforme tem demonstrado (há três anos em terras Portuguesas e recentemente na Ilha da Madeira onde representou o Brasil), ao longo de sua carreira.

Chico Lobo

Violeiro, compositor, apresentador de TV, Chico Lobo é natural de São João Del Rei, toca viola caipira desde os 14 anos. A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. É um artista consciente do seu importante papel no universo da viola caipira, da música que canta os valores regionais. E é desse modo que domina o palco com presença e comunicação ímpares. Sobretudo, com a sua paixão pela nossa cultura. Foi nomeado Embaixador do Divino Espírito Santo (Festa folclórica de S.J.Del Rei) e Guarda Coroa de Sto. Antônio (Congado/MG). E, com a viola na mão, canta as folias, os congados, os catiras, as modas, suas raízes de modo muito envolvente junto a sua excepcional banda. Profissional inquieto, Chico Lobo já lançou vários CDs. O de estréia, “No Braço Dessa Viola”, foi finalista ao Prêmio Sharp 97. Destaca-se ainda a participação de Chico Lobo no CD “Cantoria Brasileira” - que marcou a comemoração dos 25 anos da gravadora Kuarup –, indicado ao Grammy Latino. Seu 1º DVD, “Viola Popular Brasileira”, é pioneiro no gênero artístico da viola no Brasil. Lançou esse ano o 1º CD no mundo que registra o encontro da viola mãe com a viola filha, em uma produção Brasil/Portugal. Sua carreira já o levou a inúmeros palcos do Brasil e do mundo. Sempre atento em descobrir novos valores e contribuir na divulgação de novos artistas, Chico Lobo idealizou e apresenta há 05 anos o Programa de TV “Viola Brasil”. Mantém coluna fixa na Revista Viola Caipira. E apresentou durante 3 anos o programa de rádio “O Canto da Viola”. Suas músicas têm sido utilizadas em diversos programas de TV e novelas como “América” da Rede Globo e “Bicho do mato” da Record. Chico Lobo é considerado um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas e um compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical. Em 2008/2007 foi o Diretor Musical do espetáculo multicultural, “O Homem que À Terra Canta”, apresentado: no IV Encontro de Culturas de Serpa (Portugal); no 1º Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura em S.João Del Rei e esse ano em Almodóvar e em Vila Nova de S.Bento no Alentejo (Portugal) que reuniu artistas de Portugal, Espanha, Cabo Verde e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário