Até o próximo Minas Fogão e Viola

Pessoal, o festival foi uma "incelente maravia", e estamos todos com a sensação de dever cumprido, pois atingimos nossos objetivos: boa musica e boa comida.
Confiram algumas imagens desta grande festa da cultura mineira.

Itamonte - Capital da Viola Caipira

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Release Braz da Viola


Braz da Viola

Professor
Trabalha em salas de aula desde 1.990, nesse tempo desenvolveu métodos próprios de ensino, editados em forma de livros, CD’s, Vídeo – aulas em VHS e DVD.
Ministrou oficinas, dentro do projeto “Violeiros do Brasil” no SESC Pompéia em São Paulo e no SESC de Catanduva, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto, e São José do Rio Preto.
Ministrou oficinas também no Festival de Música de Ourinhos – SP e Londrina – PR, Itamonte – MG, Itapeva-SP e, dentro do FESTIVALE no vale do Jequitinhonha em Bocaiúva-MG e Montes Claros – MG dentro da programação do festival de folclore.
Todo ano, no final de janeiro, acontece em São Francisco Xavier-SP o curso “Viola nas Montanhas” sempre com 20 vagas e participação de artistas como Pena Branca e Inezita Barroso, o curso está na sua IX edição.

Luthier
Aprendeu o ofício da construção da Viola Caipira com Renato Vieira, luthier/proprietário da fábrica de violas XADREZ de Catanduva – SP.
Implantou em 1994, duas oficinas de luteria em São José dos Campos – SP e uma oficina em São Francisco Xavier–SP, alem de ter ministrado em várias cidades do interior de São Paulo, oficinas de construção de instrumentos de cordas.
Atualmente constrói em oficina própria a Viola-de-Cocho, instrumento típico do Pantanal Mato-grossense, em formas de bloco visando o não-desperdicio de madeiras.

Regente
Fundou em 1.991, em São José dos Campos – SP a Orquestra de Viola Caipira, com o objetivo de divulgar e popularizar a Viola Caipira e, também de formar e agrupar violeiros.
Desenvolveu trabalho semelhante em Londrina–PR com a “Orquestra Viola de Coité” a partir de agosto de 1.999 durante três anos e meio.
Fundou, também em 1.999 o grupo “Viola Serena” em Itamonte – MG.

Violeiro
Mineiro de Consolação, Braz Participou de projetos importantes como “Musica do Brasil” produzido por Hermano Vianna para a Abril Cultural apresentado em CD’s, livros e apresentado na MTV e TV Cultura por Gilberto Gil.
Participou também do projeto “Brasil 500” da Fundação Roberto Marinho, “Viola Brasileira” do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, “Violeiros do Brasil” Gravado ao vivo no SESC Pompéia em São Paulo, editado em CD e uma série de programas exibidos pela TV Cultura e “Balaio Brasil” do SESC São Paulo.
Divulgou seu trabalho em programas como Jô Soares, Xuxa, Viola Minha Viola, Amigos, entre outros.
Com Inezita Barroso trabalhou dois anos num show onde a Orquestra de Viola Caipira acompanhava a Cantora, Viajou também com Renato Andrade, Adelmo Arcoverde, Zé Mulato e Cassiano, e Renato Vieira no projeto “Violeiros do Brasil” em shows pelo interior de São Paulo.
Em agosto de 2.006, foi um dos representantes do Brasil no Festival of World Cultures em Dublin na Irlanda tendo realizado uma série de três apresentações, um workshop máster class, além de programas de radio e tv.


Bibliografia:
“A Viola Caipira, técnicas para ponteio” - Ricordi 1.992
“Manual do Violeiro” - Ricordi 2.000
“Um Toque de Viola” 10 peças para tocar” - Independente 2.001
“Pagode de Cabo a Rabo” - Independente 2.004
“Viola de Cocho, método prático” - Independente 2.004
“Ponteios, o pulo do gato” - Independente 2.004
“Violeiros do Brasil” - Produzido por Myriam taubkin – 2.008


Em VHS:
Curso Básico de Viola Caipira Vol. I e II - MWM Produções – 1.997

Em DVD:
Curso Básico de Viola Caipira Vol. I e II - MWM produções – 2004
Violeiros do Brasil - Produzido por Myriam Taubkin – 2.008


Em CD:
“Paraíba vivo, o rio da minha terra” - Com orquestra – 1.994
“Modas e Violas do Vale” - Com orquestra – 1.995
“Clarão do Luar” - Solo/independente – 1.997
“Violeiros do Brasil” - Vários artistas – 1.998
“Feito na Roça” - Com Inezita Barroso e orquestra – 1.998
“Festa no Lugar” - Com orquestra – 2.000
“Florescê” - Solo/Independente – 2.001
“Viola de Coité” - Com Orquestra de Viola Caipira de Londrina – Londrina, 2.001


Em CD Rom:
Guia do Patrimônio Histórico de Londrina
Trilha Sonora – 2.000

Nenhum comentário:

Postar um comentário